Com o apoio da Safetec, a instituição garantiu eficiência operacional e segurança na nuvem, fortalecendo a transparência e aperfeiçoando a prestação de serviços à população do Amapá.
O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) é uma instituição cuja função, determinada pela Constituição Federal, consiste na defesa da ordem jurídica, do regime democrático, e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
-
Brasil
https://www.mpap.mp.br/
Com o apoio da Safetec, a instituição garantiu eficiência operacional e segurança na nuvem, fortalecendo a transparência e aperfeiçoando a prestação de serviços à população do Amapá.
Resultados do Google Workspace
99,9% de disponibilidade dos serviços.
-
90% de taxa de adoção dos colaboradores.
-
Migração de 4 TB de dados em dois meses, totalizando mais de 3,5 milhões de arquivos institucionais.
-
Maior liberdade ao colaborador que precisa atuar em modelo remoto.
-
Facilidade para compartilhar documentos entre equipes e entidades externas.
-
Maior governança dos dados armazenados pelo Ministério Público.
“Para alavancar a adoção concreta das ferramentas do Google Workspace, oferecemos um treinamento por meio da Academia Safetec, uma plataforma que criamos com vídeos tutoriais sobre a solução. Isso facilitou o acesso ao aprendizado para os colaboradores da instituição.” - Wendson Gomes, Analista de Sucesso do Cliente da Safetec
O
O órgão público tem em seu departamento de tecnologia um ponto-chave na execução dos serviços. O uso da tecnologia da informação e da análise de dados apoia desde a execução de tarefas básicas, como a tramitação dos processos extrajudiciais e administrativos, até a realização de ações de alta complexidade, como o suporte a tarefas investigativas.
Entretanto, a infraestrutura composta por servidores e diretórios locais começou a representar uma série de desafios, com episódios recorrentes de ataques “phishing”, que colocavam em risco a segurança das informações institucionais, e de indisponibilidade do provedor de e-mail.
A equipe de tecnologia do MP-AP começou a pensar em como melhorar a eficiência operacional e a segurança de dados da instituição. Os profissionais chegaram à conclusão que priorizar o uso da nuvem seria o caminho ideal, por meio do Google Workspace. No início, em 2018, foram adotadas ferramentas colaborativas e de comunicação. Com os colaboradores familiarizados e satisfeitos com a solução, veio a decisão de expandir seu uso, com o apoio do parceiro
“Encontramos parte da solução de nossos problemas quando, em 2018, passamos a usar o Google Workspace. Na época, com um plano básico, a pretensão era garantir segurança aos usuários e prover mais estabilidade. Em 2022, traçamos como objetivo contratar uma ampliação do plano e das licenças para explorarmos mais ferramentas”, comenta Marcéu Farias, Gerente de Sistemas de Informação do MP-AP.
Nova fase com maior agilidade nos processos
“Após a implementação bem-sucedida da plataforma nas áreas administrativas e no atendimento remoto ao cidadão, constatamos uma notável otimização na eficiência operacional. No âmbito do Ministério Público, o Google Workspace destaca-se como um avanço significativo, impulsionando a modernização das práticas colaborativas e elevando a eficiência em todas as operações.” - Paulo Celso Ramos dos Santos, Procurador-Geral de Justiça do MP-AP
Após as reuniões de alinhamento de projeto entre o MP-AP e a Safetec, as primeiras ações foram tomadas. O intuito inicial do Ministério Público, ao expandir o plano do Google Workspace, era que todos os seus arquivos fossem migrados para a nuvem. Outro fator importante estava relacionado à realização de ações de endomarketing, para fortalecer a cultura de utilização das ferramentas pelos servidores públicos. A Safetec também proporcionou um apoio essencial neste sentido.
Em dois meses, a equipe conseguiu migrar 4 TB de dados para o Google Workspace, totalizando mais de 3,5 milhões de arquivos institucionais. Agora, o MP-AP conta tanto com licenças Business Starter como Business Standard disponíveis para todo o seu quadro de servidores.
O
“Especialmente no processo eletrônico do MP-AP, o Google Workspace tem ampliado de forma excepcional a eficácia na colaboração institucional, promovendo uma redefinição positiva na condução das atividades diárias da instituição”, relata Paulo Celso Ramos dos Santos, Procurador-Geral de Justiça do MP-AP.
Para a Safetec, a melhora da produtividade entre os profissionais do Ministério Público é evidente. “Ao integrar em sua rotina criações simultâneas de documentos entre equipes e entidades externas, os colaboradores do MP-AP se tornaram mais proativos”, explica Thawmy Vagner, Analista de Sucesso do Cliente da Safetec. “A segurança das informações também foi reforçada, devido a mecanismos avançados contra golpes e vazamento de dados”, completa.
Resultados efetivos que beneficiam o atendimento ao cidadão
“A adoção do Google Workspace proporcionou maior governança dos dados armazenados pelo MP-AP, bem como trouxe ferramentas essenciais para garantir o cumprimento de melhores práticas e conformidade regulatória aplicáveis ao Poder Público, possibilitando maior controle do compartilhamento de arquivos e aplicação das políticas de segurança pertinentes aos dados custodiados pelo MP-AP.” - Rodinei Paixão, Diretor do Departamento de TI do MP-AP
Atualmente, o Ministério Público dispõe de uma plataforma robusta e que aprimorou a maneira como as equipes trabalham. Como resultado, aumentou-se a sinergia e a entrega de valor agregado a todos os colaboradores. As ferramentas em nuvem também concederam uma maior liberdade aos profissionais que precisam atuar em modelo remoto, já que podem trabalhar de qualquer lugar.
A expansão de uso do Google Workspace proporcionou eficiência operacional, escalabilidade e uma maior governança dos dados armazenados pela instituição. A disponibilidade dos serviços atingiu 99,9%, e assegurou conformidade e privacidade, em consonância com as normativas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e demais regulamentações. A equipe ainda conseguiu reduzir custos que estavam relacionados a licenças de softwares e à infraestrutura local.
E as conquistas vão além: o Google Workspace possibilitou a criação de projetos voltados à transformação digital, gerando avanços significativos para a prestação de serviços ao cidadão. O uso do Google Meet facilitou o atendimento remoto nas unidades administrativas, audiências e no atendimento ao cidadão e ampliou a colaboração entre membros e comissões. A transmissão de eventos e audiências com o uso da ferramenta também fortaleceu a transparência e promoveu a atuação integrada e colaborativa na instituição.
Para reforçar ainda mais a segurança dos dados, o órgão público iniciou uma campanha de conscientização do uso de verificação em duas etapas no Gmail, definindo prazos e contando com a participação de todos os colaboradores para cumprir com este objetivo. E os projetos de desenvolvimento, sempre apoiados pelas soluções colaborativas, não param por aí.
“Estamos implantando o nosso sistema de processo eletrônico judicial, integrado ao sistema do Tribunal de Justiça por meio do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), com o apoio dos recursos de edição de texto do
A mudança para o Google Workspace também foi um marco de preparação dos usuários internos do MP-AP para o uso de soluções em nuvem pública. O órgão ainda estuda adotar soluções do Google Cloud para otimizar ainda mais a colaboração, a produtividade e o uso de recursos computacionais, além de apoiar a aceleração da transformação digital de sua área jurídica. Isso poderá incluir soluções de análise de dados e inteligência artificial.
Google Cloud Premier Partner
Sobre a SafetecA Safetec trabalha com companhias e instituições públicas de todo o território nacional e oferece suporte na utilização de tecnologias de colaboração, comunicação e computação em nuvem.