Perguntas frequentes ao considerar aderir ao Google Workspace
Já é cliente do Google Workspace? Aceda à nossa página de apoio técnico.
Já é cliente do Google Workspace? Aceda à nossa página de apoio técnico.
Com o Google Workspace, recebe uma série de serviços adicionais de nível empresarial não incluídos nas apps de consumidor sem custos da Google. Estes serviços incluem: email de empresa personalizado @asuaempresa, o dobro do armazenamento na nuvem para o Gmail e o Drive, apoio técnico por telefone e email 24 horas por dia, 7 dias por semana, 99,9% de tempo de atividade garantido para email empresarial, interoperabilidade com o Microsoft Outlook, opções de segurança adicionais, como autenticação em dois passos e SSO, e controlos administrativos para contas de utilizador.
Não. Quando se inscrever no Google Workspace, irá obter acesso a uma série de apps integradas que funcionam perfeitamente em conjunto. Por exemplo, pode receber uma mensagem no Gmail e convertê-la instantaneamente num evento do Calendário. Quando fizer um comentário num ficheiro do Docs, Sheets ou Slides, os colaboradores recebem automaticamente alertas de email. Basta um simples clique para participar numa videoconferência do Meet a partir da caixa de entrada ou do calendário. Utilizar estas ferramentas em conjunto melhora a produtividade e dá mais valor à sua empresa. No entanto, pode comprar o conjunto e utilizar apenas os serviços pretendidos.
Concluímos que muitos dos nossos clientes conseguem eliminar os respetivos conjuntos de produtividade existentes e depender exclusivamente do Google Workspace para criar diferentes tipos de ficheiro, incluindo documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações. Pode trabalhar nesses ficheiros em tempo real com outras pessoas e armazená-los na nuvem com o Google Drive. As aplicações do Google Workspace funcionam em qualquer dispositivo. Ao contrário das aplicações de ambiente de trabalho tradicionais, não é necessário instalar software. O Google Workspace também é compatível com ficheiros criados noutros programas, como o Microsoft Office.
Agora, o Google Workspace oferece vários planos personalizados para ajudar a encontrar o ideal para si. Além do Gmail para utilização pessoal (sem custo financeiro), o Google Workspace oferece contas do Gmail no Workspace Individual e Workspace Business a um custo baixo e inclui atualizações, como mais armazenamento, endereços de email personalizados ou esquemas de email profissionais para ajudar indivíduos, equipas e empresas a manterem-se a par de tudo. Saiba mais aqui
Sim. Um utilizador pode ter vários endereços de email ao criar aliases de email como apoiotecnico@asuaempresa. Pode adicionar até 30 aliases de email para cada utilizador.
Sim. Estão disponíveis ferramentas de migração do Google Workspace que permitem a importação de emails antigos a partir de ambientes antigos, como Microsoft®, IBM® Notes® e outros sistemas de email. Para obter mais informações sobre as ferramentas disponíveis para as migrações de dados para o Google Workspace, consulte Migrar os dados da sua entidade para o Google Workspace .
Pode criar um calendário acessível a todas as pessoas da sua entidade (ou a um subconjunto de utilizadores). Por exemplo, é recomendado um calendário de grupo para eventos como as férias da equipa e as reuniões frequentes.
Sim. As opções de migração de calendários estão disponíveis para diversos tipos de calendário, incluindo Microsoft® e IBM®. Para obter mais informações sobre as ferramentas disponíveis para as migrações de dados para o Google Workspace, consulte Migrar os dados da sua entidade para o Google Workspace . Para obter informações sobre como permitir o funcionamento em conjunto do Microsoft Exchange e do Calendário Google, examine a ferramenta Interoperacionalidade do Calendário Google. Para obter informações adicionais sobre a sincronização do Calendário Google e do IBM Notes, consulte Opções de migração a partir do IBM Notes.
Sim. Por predefinição, o Calendário Google apresenta um lembrete pop-up 10 minutos antes de um evento. Pode alterar as horas dos lembretes nas definições do Calendário Google.
Sem dúvida. Na verdade, pode partilhar o mesmo link com todos os participantes da reunião para que seja mais fácil ter todas as pessoas necessárias na chamada.
Sim. Todas as transmissões de vídeo e de áudio do Google Meet são encriptadas. Os utilizadores podem participar de forma segura, mesmo que estejam fora da empresa.
Não. A edição Enterprise do Google Workspace permite-lhe incluir um número de telefone e um PIN em cada reunião sem quaisquer outros requisitos de configuração. Consulte a documentação sobre acesso telefónico para obter mais detalhes.
Pode carregar todos os tipos de ficheiro para o Drive e converter determinados tipos de ficheiro num formato de documentos do Google baseado na Web: Documentos, Folhas de cálculo ou Apresentações.
Os utilizadores do Google Drive sem custos obtêm 15 GB de armazenamento. O armazenamento para clientes do Google Workspace varia consoante a edição. Para obter mais informações, visite a página de preços do Google Workspace.
O Drive do Google Workspace disponibiliza o dobro do armazenamento, apoio técnico por telefone e por email 24 horas por dia, 7 dias por semana, controlos de partilha e relatórios avançados. Pode atualizar para o armazenamento ilimitado (as contas com menos de 5 utilizadores recebem 1 TB/utilizador) por uma taxa adicional. Consulte os detalhes de preços do Google Workspace para obter mais informações.
Sim. Esta funcionalidade está disponível num navegador Chrome. Se ainda não o fez, experimente o Chrome. Está disponível sem custo financeiro e é fácil de instalar.
Pode alterar as definições de cada documento para conceder acesso de edição, de visualização ou de comentários a qualquer pessoa à sua escolha.
Sim. Pode converter muitos tipos de ficheiro diferentes para o formato do Documentos. O ficheiro original permanece intacto.
Se é cliente do Google Workspace, o Chat está disponível sem custos. Clique aqui para começar a usar de imediato.
O Chat é a plataforma preferida e mais recente disponível para utilização por clientes do Google Workspace. Os administradores podem migrar facilmente todos os utilizadores do Hangouts clássico para o Google Chat.
Para obter recursos sobre como começar, consulte os nossos manuais completos na Página do programador.
O Folhas de cálculo é compatível com fórmulas de células que se encontram normalmente na maioria dos pacotes de folhas de cálculo para computador. Estas fórmulas podem ser utilizadas para criar funções que manipulam dados e que calculam strings e números.
Sim. Estão disponíveis vários atalhos de teclado para o Folhas de cálculo e estes estão sempre ativados. São, provavelmente, semelhantes a muitos dos atalhos que utilizou anteriormente.
Sim. Pode converter muitos tipos de ficheiro diferentes no formato do Folhas de cálculo. O ficheiro original permanece intacto.
Não. Qualquer pessoa pode responder a formulários.
Sim. As definições de partilha para o Formulários fazem com que seja fácil controlar quem pode ver e editar os seus formulários.
Sim. O Formulários consegue lidar com tantos dados como o Folhas de cálculo e, atualmente, este consegue lidar com 2 milhões de células de dados. São muitos dados.
Pode desenhar gráficos e diagramas, inserir objetos e formas, formatar texto e imagens, ativar animações e muito mais.
Sim. Pode converter muitos tipos de ficheiro diferentes no formato do Apresentações. O ficheiro original permanece intacto.
Coedição significa que várias pessoas podem trabalhar no mesmo diapositivo ao mesmo tempo. As definições de partilha permitem-lhe controlar quem pode ver e editar um diapositivo, e o histórico de revisões permite-lhe reverter para versões anteriores.
Sim. As pessoas fora da sua empresa podem aceder ao seu site, mesmo sem uma conta do Google Workspace. Também pode optar por restringir o acesso através das definições de partilha.
Se a sua empresa estiver a utilizar uma versão anterior do Google Sites, não ocorre qualquer interrupção. Pode continuar a editar e a partilhar os seus sites conforme fazia anteriormente.
A Google pode ajudá-lo a comprar um domínio através de um dos nossos parceiros de alojamento de domínios. Durante a inscrição, basta selecionar a opção para "Comprar um novo domínio". Será então guiado pelo processo de configuração do Google Workspace para o seu novo domínio.
O Apps Script simplifica a automatização, a integração e a expansão do Google Workspace. Consulte alguns exemplos disponíveis na Galeria de soluções.
Sim! O Apps Script está disponível para todos os utilizadores com contas do Gmail.
Explore modelos que lhe dão inspiração para vencer desafios empresariais comuns e complexos na Galeria de soluções ou consulte informações específicas na documentação e assista a codelabs para saber mais no Google Workspace Developer Hub.
O Apps Script tem uma grande comunidade online no Stack Overflow e na Comunidade do Apps Script da Google que tem por missão ajudar a responder a quaisquer perguntas que possam surgir.
Pode aceder à Consola do administrador em admin.google.com. Introduza o seu endereço de email e a palavra-passe para iniciar sessão e a consola será apresentada.
As contas de utilizador dão às pessoas um nome e uma palavra-passe para iniciarem sessão no Google Workspace , bem como um endereço de email. Também pode criar contas para utilizar como listas de correio e dar às pessoas um endereço de email alternativo.
Sim. Pode dividir a localização dos seus dados abrangidos por UO. Não existem restrições para o número de divisões ou para o número de vezes que pede uma transição de dados. Saiba mais
A investigação de dados eletrónicos ou o eDiscovery é um processo que consiste em pesquisar e obter informações em formato eletrónico. É útil para questões jurídicas e impede a perda de dados resultante da rotatividade de funcionários.
Se eliminar um utilizador, todos os dados associados à conta do utilizador são removidos da Google. Como boa prática, recomendamos suspender as contas de utilizador em vez de as eliminar.
As edições Business e Enterprise do Google Workspace incluem o Vault. Assim que começar a usar a avaliação sem custos do Google Workspace, pode selecionar e comprar uma destas edições na consola do administrador. Em alternativa, pode contactar a equipa de vendas para fazer a compra.
Não. A Gestão de dispositivos móveis está incluída no Google Workspace porque a segurança é importante e porque queremos certificar-nos de que tem a proteção de que precisa.
Sim. Os administradores podem aplicar políticas em dispositivos Android e iOS para que os funcionários possam escolher o dispositivo com o qual preferem trabalhar.
Inscreva-se numa avaliação sem custos do Google Workspace. Se já usa o Google Workspace, saiba como ativar a gestão de dispositivos móveis na consola do administrador.
O Google Workspace tem três edições: Basic, Business e Enterprise. O Basic tem 30 GB de armazenamento por utilizador, o Business oferece armazenamento e arquivo ilimitados, e o Enterprise inclui personalização e controlos avançados adicionais. Pode comparar as edições do Google Workspace para obter mais informações.
Sim, oferecemos 14 dias do serviço Google Workspace a novos clientes. Inscreva-se na avaliação sem custos em poucos minutos e crie contas para um máximo de 10 pessoas da sua equipa. Precisamos dos seus detalhes de faturação para configurar a sua conta, mas qualquer montante só lhe é cobrado depois de a avaliação sem custos terminar. Pode cancelar em qualquer altura. Para tirar o máximo partido da sua avaliação, recomendamos que experimente, pelo menos, 3 tarefas que quer explorar, como colaborar no Docs, iniciar uma videoconferência no Meet ou consultar o Gmail no seu dispositivo móvel.
Pode inscrever-se no Google Workspace online ou contactar a nossa equipa de vendas para começar. Quando se inscreve online, começa a usar automaticamente uma avaliação de 14 dias sem custos. Precisamos dos seus detalhes de faturação para configurar a sua conta, mas qualquer montante só lhe é cobrado depois de a avaliação sem custos terminar. Pode cancelar em qualquer altura. Tenha em conta que a avaliação está limitada a 10 utilizadores. Se adicionar mais de 10 utilizadores durante o período de avaliação, este termina e é iniciado o pagamento.
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento na secção Faturação do painel da Consola do administrador. Se cancelar durante o período de 14 dias do período experimental, não lhe será cobrado qualquer montante. Consulte este artigo do Centro de Ajuda para obter mais informações.
Ao seguir o nosso guia de configuração, pode configurar o Google Workspace e migrar as suas informações sem custos adicionais. Se necessário, a nossa equipa de apoio técnico está disponível para ajudar. Se pretender que alguém faça a configuração e a migração para a sua empresa, contacte um Google Partner para saber mais sobre estes serviços e os custos associados aos mesmos.
Pode pagar a sua subscrição do Google Workspace através de um cartão de crédito internacional. A Google aceita pagamentos com Visa, Mastercard e American Express. Em determinadas localizações, também pode pagar através de levantamentos de uma conta bancária (também denominado débito direto).
Os planos anuais só estão disponíveis em alguns países. Consulte a nossa página de preços para verificar se está disponível um plano anual no seu país.
Um utilizador é definido como um endereço de email personalizado (nome@asuaempresa). Um utilizador pode ter vários endereços de email ao criar aliases de email. Os aliases de email de grupo (como apoiotecnico@asuaempresa) não contam como utilizadores. Pode adicionar até 30 aliases de email para cada utilizador.
Não. Ao criar aliases de email, cada utilizador pode ter vários endereços de email. Pode adicionar até 30 aliases de email por utilizador.
Não, o custo de um domínio é independente do Google Workspace. Durante a inscrição, tem de especificar o domínio que pretende para o seu email empresarial. Se ainda não for proprietário do domínio, pode comprá-lo à Google por uma taxa adicional.
Sim. Quando configura a faturação pela primeira vez, seleciona o país onde a sua empresa se encontra e a moeda que pretende utilizar para pagar. O seu país determina os métodos de pagamento que pode utilizar. Selecione o seu país e a moeda com atenção, pois não poderá alterar estas seleções posteriormente.
O Google Workspace foi criado de raiz para reduzir os riscos inerentes
aos sistemas na nuvem. As normas de desempenho e de fiabilidade da
Google aplicam-se a empresas, estabelecimentos de ensino e instituições
governamentais em todo o mundo.
A tecnologia, a dimensão e a rapidez das nossas infraestruturas
oferecem vantagens de segurança exclusivas aos nossos clientes. A nossa
vasta rede de centros de dados foi concebida com servidores
personalizados que executam o nosso próprio sistema operativo para fins
de segurança e desempenho. Uma vez que a Google controla todo o
respetivo conjunto de hardware, conseguimos responder rapidamente às
ameaças que possam surgir.
A Google emprega profissionais de segurança dedicados que trabalham
para proteger os seus dados, incluindo alguns dos principais
especialistas do mundo em segurança informática. Tal como todas as
equipas na Google, esta equipa está em constante inovação e a tornar o
futuro ainda mais seguro, não só para os mil milhões de utilizadores do
Google, mas também para as entidades empresariais.
A Google tem um excelente histórico de proteção de dados do utilizador.
Protegemos estes dados de intrusões externas, assim como de ameaças
internas. Além disso, restringimos e monitorizamos qualquer acesso
interno aos dados do utilizador. O grupo reduzido de funcionários com
acesso está sujeito a rigorosas medidas de autenticação, a um registo
detalhado e a uma análise da atividade para detetar qualquer acesso
inadequado através da análise dos registos.
É esta combinação exclusiva de pessoas, tecnologia e rapidez que
garante que os seus dados estão seguros na Google. Para obter mais
informações, consulte o Documento técnico de segurança do Google Workspace
.
A Google criou o Google Workspace com normas de privacidade e de
segurança muito rigorosas de acordo com as práticas recomendadas do
setor. Isto ajuda os nossos clientes a cumprir os respetivos requisitos
regulamentares e de conformidade. A Google oferece compromissos
contratuais sólidos relativamente à propriedade de dados, à utilização
de dados, à segurança, à transparência e à responsabilidade.
A Google é submetida regularmente a várias auditorias independentes de
terceiros. Estes auditores independentes examinam os controlos
presentes nos nossos centros de dados, nas infraestruturas e nas
operações. Alguns exemplos destas auditorias e normas incluem:
SOC1™, (SSAE-16/ISAE-3402), SOC2™, SOC3™, ISO 27001, ISO 27018:2014 e
FedRAMP.
Saiba mais sobre as nossas certificações em Segurança e
confiança.
Vários serviços do Google Workspace também estão em conformidade com a
Lei de Portabilidade e Responsabilidade dos Seguros de Saúde
(HIPAA) dos EUA.
O Google Workspace for Education pode ser utilizado em conformidade com
as leis e as regulamentações importantes para os estabelecimentos de
ensino.
O Google Workspace apoia o cumprimento, por parte dos clientes, da Lei de Portabilidade e Responsabilidade dos Seguros de Saúde (HIPAA) dos EUA, que regulamenta a salvaguarda, a utilização e a divulgação de informações de saúde protegidas (PHI – Protected Health Information). Os clientes sujeitos à HIPAA que pretendam utilizar o Google Workspace para processamento ou armazenamento de PHI podem assinar uma alteração relativa a associados comerciais com a Google. Veja mais detalhes acerca do da conformidade do Google Workspace com a HIPAA.
O respeito pela privacidade e pela segurança dos dados que o utilizador armazena com a Google é a base da nossa abordagem para conceder dados em resposta a pedidos legais. Quando recebemos um pedido legal, a nossa equipa analisa o pedido para que nos certifiquemos de que cumpre os requisitos legais e as políticas da Google. Em geral, para a Google conceder dados, o pedido tem de ser realizado por escrito, assinado por um agente autorizado da agência requerente e emitido de acordo com a lei em vigor. Se acreditarmos que o pedido é demasiado abrangente, tentaremos limitá-lo. Para obter mais informações, consulte o Relatório de Transparência da Google.
Os principais dados de cliente que são carregados ou criados nos
serviços do Google Workspace são encriptados enquanto inativos,
conforme descrito neste artigo do Centro de Ajuda.
Esta encriptação é efetuada durante a escrita no disco, sem que seja
necessária qualquer ação por parte do cliente. A Google encripta dados
com chaves de encriptação distintas, mesmo se pertencerem ao mesmo
cliente. Os dados são encriptados através da norma Advanced Encryption
Standard (AES) de 128 bits ou mais forte.
A Google também encripta os dados principais do Google Workspace
enquanto estes se encontram "em movimento", enquanto navegam pela
Internet entre o cliente e a Google ou dentro da Google, de um centro
de dados para outro. Encriptamos estes dados entre a Google e os nossos
clientes através de HTTPS com o protocolo forward secrecy.
A Google oferece as funcionalidades de segurança necessárias para a
maioria dos clientes diretamente no Google Workspace. As edições
Business e Enterprise do Google Workspace oferecem algumas
funcionalidades de segurança adicionais, como a auditoria do Google Drive e a gestão de chaves de segurança
avançadas à escala. Em todos os planos, os administradores do
Google Workspace têm controlo sobre a configuração e as aplicações do
sistema a partir de um único Painel de controlo disponível através da
nossa Consola do administrador (independentemente do tamanho da
entidade).
Os administradores podem aceder a ferramentas avançadas de forma
instantânea, incluindo funcionalidades de autenticação, como a
validação em dois passos e o início de sessão único, ou políticas de
segurança de emails, como a aplicação de transporte seguro (TLS), IRM e
DLP, que podem ser configuradas em apenas alguns cliques.
Para os clientes com necessidades de segurança para além das que estão
incluídas no Google Workspace, criámos um mercado de parceiros que amplia as nossas capacidades.
Sim. A Google tem um grande número de clientes na Europa. A Google fornece capacidades e compromissos contratuais aos clientes, concebidos especialmente para ajudar a cumprir os requisitos da proteção de dados da UE e das diretrizes fornecidas pelo Grupo de trabalho do artigo 29.º. O Google Workspace oferece Cláusulas contratuais-tipo da UE e uma Alteração ao Processamento de Dados do Cloud. Além disso, o Google Workspace foi avaliado como sendo adequado para ser usado de acordo com a secção "OFFICIAL (CONTEÚDOS OFICIAIS) (incluindo OFFICIAL – SENSITIVE [CONTEÚDOS OFICIAIS – INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS]) dos Princípios de Segurança na Nuvem do Governo do Reino Unido".
Sim, pode trazer consigo o email, os contactos e os dados do calendário existentes para o Google Workspace. Pode migrar os dados para si e para os membros da sua equipa ou pode permitir que a sua equipa migre os respetivos dados. O Google Workspace dispõe de ferramentas de migração de dados a partir do Microsoft® Exchange, do Outlook® ou do Office 365™, do IBM® Notes® e de outros sistemas de email. Para obter mais informações sobre as ferramentas disponíveis para as migrações de dados para o Google Workspace, consulte Migrar os dados da sua entidade para o Google Workspace .
Não, continua a enviar/receber emails normalmente. Para utilizar o Gmail com o Google Workspace, tem de configurar o seu domínio (registos MX) para direcionar o fluxo de correio para os servidores de correio da Google. É semelhante a registar a sua nova morada na estação de correios, para que o correio lhe seja entregue na sua nova localização. Assim que a alteração aos registos MX entrar em vigor (até 72 horas), começa a receber/enviar emails através da sua conta do Google Workspace. Até lá, continua a receber/enviar emails através do seu sistema de correio antigo.
Não, esta transição não afeta o seu Website atual. A configuração do Google Workspace não requer quaisquer alterações ao seu fornecedor de alojamento Web atual. O Google Workspace não é um fornecedor de alojamento Web. Pode saber mais sobre as soluções de alojamento Web da Google através do Google Cloud Platform.
Para utilizar o Google Workspace, precisa de um domínio. O nome do domínio é o que aparece depois de "www." no URL do seu Website. Se já tiver um domínio, introduza-o quando se inscrever no Google Workspace. (Ser-lhe-á pedido para validar a propriedade do domínio.) Se não tiver um domínio ou pretender utilizar um domínio diferente com o Google Workspace, pode comprar um domínio da Google à sua escolha (se disponível).
Sim, pode trabalhar com um parceiro
do Google Workspace . Estas empresas de serviços de TI com grande
experiência podem ajudá-lo a avaliar, a personalizar, a implementar e a
efetuar a transição para o Google Workspace. Também disponibilizam
formação, gestão de dados e apoio técnico contínuo. Se tiver perguntas
sobre a configuração do Google Workspace, também pode contactar o
apoio técnico do Google Workspace. A equipa
de apoio técnico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por
semana.
Aceda ao site de
configuração para obter informações sobre a configuração, os
modelos de comunicação e os recursos para a implementação e a gestão da
mudança.
Sim, pode gerir os dispositivos móveis da sua entidade sem necessitar de um servidor de gestão de dispositivos no local através da Consola do administrador do Google. A Gestão de dispositivos móveis (MDM) permite-lhe aplicar políticas de dispositivos em dispositivos móveis na sua entidade e realizar ações, como limpar remotamente os dispositivos móveis dos seus utilizadores.
Se a sua entidade adquirir um novo nome de domínio ou efetuar negócios em vários domínios, pode adicionar todos os seus domínios à sua conta sem qualquer custo adicional. Desta forma, os utilizadores podem ter identidades num ou mais dos seus domínios enquanto partilha serviços como parte de uma entidade única. Pode gerir os domínios a partir da mesma Consola do administrador. Adicione um domínio, como um domínio individual ou um alias de domínio, dependendo da forma como o pretende utilizar.
Sim. Independentemente do tamanho da sua entidade, recomendamos que distribua a responsabilidade da gestão dos seus utilizadores e serviços por um conjunto específico de utilizadores de confiança. Pode conceder privilégios administrativos a um utilizador ao atribuir-lhe uma das funções de administrador disponíveis. Atribuir uma função a um utilizador concede-lhe acesso à sua Consola do administrador. Pode tornar um utilizador num super administrador que pode efetuar todas as tarefas na Consola do administrador. Também pode atribuir a um administrador uma função que limite as tarefas que o mesmo pode realizar. Por exemplo, ao permitir-lhe apenas criar grupos, gerir as definições de serviços ou repor a palavra-passe de um utilizador.
Inicialmente, a maioria dos serviços estão ativados para todos os utilizadores. Pode utilizar a Consola do administrador para desativar serviços que não pretende que as pessoas utilizem ou para personalizar a forma como os serviços funcionam. Tem a opção de ativar as mesmas definições para todos ou aplicar políticas únicas para diferentes utilizadores. Por exemplo, pode ativar o Meet apenas para a equipa de apoio técnico ou permitir que apenas o departamento de marketing partilhe sites públicos do Google Sites.